Notificação de eventos adversos/reações adversas Farmacovigilância

a) O que é a Farmacovigilância? 
A farmacovigilância é a ciência e as atividades relacionadas com a deteção, avaliação,
compreensão e prevenção de efeitos adversos ou qualquer outro problema relacionado com 
medicamentos [Organização Mundial de Saúde (OMS). A importância da farmacovigilância:controlo da segurança dos medicamentos. Genebra: OMS; 2002]. 
O objetivo da farmacovigilância é prevenir os danos de reações adversas nos seres humanos decorrentes da utilização de medicamentos autorizados dentro ou fora dos termos da autorização de comercialização ou da exposição profissional; e promover a utilização segura e eficaz dos medicamentos, nomeadamente através do fornecimento atempado de informações sobre a segurança dos medicamentos aos doentes, aos profissionais de saúde e ao público, controlar os medicamentos a fim de prevenir os danos de reações adversas decorrentes da sua utilização potencial ou comprovada. Isto consiste em recolher informações úteis para o controlo dos medicamentos, tais como informações sobre suspeitas de reações adversas decorrentes da utilização de um determinado produto, em conformidade com as condições de utilização estabelecidas pelo médico ou pela sua autorização de comercialização, bem como qualquer outra utilização resultante de overdose, utilização indevida, abuso, erro de administração, exposição profissional, utilização durante a gravidez ou amamentação ou exposição paterna.

b) O que é um acontecimento adverso?
Um acontecimento adverso é qualquer ocorrência médica incómoda num doente a quem foi administrado um medicamento e que não tem necessariamente uma relação causal com este tratamento.

c) O que é uma reação adversa ao medicamento ou um efeito secundário? 
Uma reação adversa ou efeito secundário é uma reação nociva e não intencional que ocorre num doente depois de tomar ou utilizar um medicamento. No caso de uma reação adversa ou efeito secundário há pelo menos uma possível relação causal com a ingestão ou uso da droga. 

d) Porquê comunicar um acontecimento adverso/reação inversa ou efeito secundário?
Ao comunicar eventos adversos/efeitos secundários, ajudará a garantir a segurança dos nossos produtos e, por conseguinte, dos nossos pacientes. A sua informação também nos ajuda a cumprir as obrigações de informação às autoridades sanitárias. Por favor comunique também qualquer caso de overdose, uso indevido, abuso, erro de administração, exposição profissional, utilização durante a gravidez ou amamentação ou exposição paterna, mesmo que não tenha ocorrido qualquer acontecimento/efeito secundário.

e) Que informações são necessárias para comunicar um acontecimento/efeito colateral adverso?
Sempre que possível, o relatório deve incluir as seguintes informações:

  • informação sobre a pessoa que teve a reação adversa (tais como idade e sexo);
  • uma descrição da reação adversa;
  • a dose e o nome do medicamento suspeito de causar a reação adversa;
  • o número do lote do medicamento (indicado na embalagem);
  • qualquer outro medicamento/vacina tomado/administrado durante o mesmo período (incluindo medicamentos não sujeitos a receita médica, medicamentos ervanários e contracetivos);
  • qualquer outro problema de saúde da pessoa que teve a reação adversa.

f) O que acontece à informação/dados fornecidos ao comunicar um efeito secundário? 
Assegurar a segurança dos pacientes é extremamente importante para Dr. Reddys, e por isso tomamos medidas para garantir a segurança dos nossos produtos. Dr. Reddys deve poder contactar pessoas que nos peçam informações sobre os nossos produtos para fins de acompanhamento, recolher informações adicionais, responder a perguntas ou enviar material informativo solicitado. A nossa política de privacidade de farmacovigilância aplica-se a todas as informações recolhidas sobre o utilizador dos nossos produtos on-line, por telefone, e-mail, fax, correio ou por terceiros, tais como médicos, familiares, etc., em relação à comunicação de qualquer efeito adverso, efeito secundário ou questão de qualidade sobre os produtos de Dr. Reddys. 

Aviso sobre a proteção de dados: Todas as informações e dados pessoais fornecidos serão recolhidos, processados e armazenados por Dr. Reddys na medida do necessário, de acordo com as disposições estatutárias sobre proteção de dados. Se não o desejar fazer, pode opor-se a este processamento de dados em qualquer altura. Neste caso, por favor contacte-nos.

Cookie preference center